Texto: Avestruz
Mário Prata
Oralidade
1º Passo: O avestruz...
1º Passo: O avestruz...
Pesquisa de antecipação
de leitura:
Levar os alunos para a
sala de informática, divididos em duplas /trios. O aluno que tem mais
dificuldade em registrar as informações ficará responsável pela pesquisa; e o
que tem mais facilidade, faz as anotações.
Pesquisar sobre o animal
na sala de informática: habitat, características, curiosidades, reprodução,
alimentação, produtos derivados do animal para consumo.
2º Passo: Perguntas do professor
Tendo em vista da pesquisa realizada:
Levantamento de hipóteses:
O que o título sugere?
Será uma história de
avestruz?
A história vai contar o
que sobre o animal?
Qual a sua expectativa?
3º Passo: Lendo o texto...
Avestruz
Mario Prata
O filho de uma grande
amiga pediu de presente pelos seus 10 anos, um avestruz. Cismou fazer o quê?
Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail
dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado da casa, em
Floripa, que o menino conheceu os avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação
deles. Aquilo impressionou o garoto. Culpado, fui até o local saber se eles
vendiam filhotes de avestruz. E se entregavam em domicílio. E fiquei a observar
a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. O avestruz foi um erro da
natureza, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter
criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto
pesa um avestruz? Entre 100 a 160 quilos. Fui logo avisando à minha amiga. E a
altura pode chegar a quase 3 metros -- 2,70, para ser mais exato. Mas eu estava
falando da sua criação por Deus. Colocou um pedaço que não tem absolutamente
nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então
colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente, para evitar que saíssem voando
em bandos por aí, assustando as demais aves normais. Outra coisa que faltou
foram dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé. Sacanagem,
Senhor! Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo.
Tanto é que, logo depois, Adão, dando os nomes a tudo o que via pela frente,
olhou para aquele ser meio abominável e disse: *Struthio camelus australis*.
Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino
em forma de salsicha. Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos
proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava
o criador que os avestruzes vivem até os 70 anos e se reproduzem plenamente até
os 40, entrando depois na menopausa. Não têm, portanto, TPM. Uma fêmea de
avestruz com TPM é perigosíssima! Podem gerar de dez a trinta crias por ano,
expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda,
imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento. Ele
insiste; quer que eu leve um avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia
mais o que fazer. Foi quando descobri que eles comem o que encontram pela
frente, inclusive pedaços de ferro e madeira. Joguinhos eletrônicos, por
exemplo. Máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e,
principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem.
Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por
cinco gaivotas e um urubu. Pedi para a minha amiga levar o garoto a um
psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6° ano vol. 2.
Caderno aluno p. 9 Caderno do professor p.18
Caderno aluno p. 9 Caderno do professor p.18
4º Passo: A
leitura será colaborativa (MARCAR PARÁGRAFOS)
Tendo em vista aquele
aluno que não lê; marcando as palavras que não conhece. Serão discutidos os
sentidos das palavras marcadas, e depois, o professor fará a leitura.
Depois da leitura, o professor fará a devolutiva quanto às expectativas.
Coincidiu com as expectativas alcançadas?
O professor deverá unir as ideias propostas à
proposta do texto.
5º Passo: Atividade de
Alfabetização.
1) Retirar um parágrafo, e dele, retirar algumas palavras e fazer um banco de palavras. Pedir para o aluno completar com as palavras que faltam.
2) Cortar o texto em tiras e pedir para o aluno colocar na sequência textual.
1) Retirar um parágrafo, e dele, retirar algumas palavras e fazer um banco de palavras. Pedir para o aluno completar com as palavras que faltam.
2) Cortar o texto em tiras e pedir para o aluno colocar na sequência textual.
6º Passo: Produção
textual
Reescrita individual do texto.
Prof. Silvia
Situação de aprendizagem para 5ª série /6º ano
Tempo previsto
|
Cinco a oito aulas
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Conteúdos e temas
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Estudo de crônica; inferências;
elementos da narrativa; levantamento de informações implícitas e explicitas
para criação de perfil de personagem; características de diversos gêneros
textuais narrativos.
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Competências e habilidades
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Reconhecer elemntos da
narrativa; produzir releitura para o texto; analisar, após leitura, as pistas
lingüísticas dotexto.
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Estratégias
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Leitura colaborativa;
comparação entre as características de diversos gêneros textuais narrativos;
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Recursos
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Texto; aparelho multimídia;
dicionário de língua portuguesa; livro.
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Avaliação
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Recontação de narrativa –
crônica por meios diversificados: ilustração, dramatizações, contação
compartilhada.
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Texto “No aeroporto” – Carlos Drummond de Andrade
Momento Inicial
Todos os
alunos já terão o texto no Caderno do Aluno, sendo assim a partir do título do
texto, os educandos, seriam questionados acerca de um aeroporto:
-Quais são as práticas exercidas
neste lugar?
- Qual a acessibilidade deste
espaço?
- Quem já foi até um?
- O que sabem sobre esse lugar?
Depois
deste primeiro momento de sondagem, apresentar aos alunos vídeos ou imagens
deste ambiente e ainda, indagá-los sobre qual será o assunto abordado neste
texto, levando em conta seu título.
O
professor também deveria apresentar aos alunos o livro no qual o texto foi
publicado (desde que possível), enfatizando a idéia de se considerar o suporte
textual e abarcando inferências sobre o que pensam sobre um livro que se chama
“Poesia completa e prosa”. Seria válido nesta ocasião apresentar aos alunos o
escritor do texto.
A
partir do formato estético do texto caberia ao educador levantar hipóteses
sobre o gênero do texto - crônica, levando em conta sua tipologia narrativa,
para tanto seriam elencadas, na lousa, as possibilidades de gêneros
apresentadas pelos alunos.
Como
último passo do momento inicial, seria explicado aos alunos que o objetivo da
leitura do texto é ampliar o conhecimento dos textos narrativos e dos elementos
que compõem textos desta tipologia textual.
Momento de Desenvolvimento da Leitura
O
educador dará início à leitura colaborativa do texto em estudo, sendo que após
a leitura do primeiro parágrafo será enfatizada essa “conversa de gestos e
expressões” realizada pelo Pedro – personagem principal – o que proporcionará a
dedução de quem é essa personagem, e ainda, a explanação de que o autor fala da
linguagem corporal e facial neste trecho, bastante usada por todos nós.
Ao
longo da leitura propõem-se pausas nos momentos em o professor julgar
pertinente, para que sejam oferecidos momentos de em que sejam socializadas
palavras não conhecida e juntos os alunos possam inferir sobre o significado
até que se chegue a significação exata, se necessário usar o dicionário, sendo
que o educador deve mediar esta construção coletiva. Vale destacar que nestes
momentos de pausa é de fundamental importância indagá-los sobre quem será este
hóspede, levando em conta todas as características que vão sendo apresentadas
ao transcorrer do texto.
Próximo
a leitura do último parágrafo é válido elencar com os discentes as
palavras-chaves que conduzam a descoberta desta personagem enigmática e também,
neste instante dar relevo as pistas lingüísticas que ofereçam a oportunidade de
construir o sentido global do texto.
Momento de Verificação
Identificação
dos elementos da narrativa que compõem o texto.
Relembrar
a lista que foi escrita sobre os possíveis gêneros do texto, destacando as
características dos elencados e as que estão presentes no texto em estudo, ou
seja, comparando os gêneros (levantamento das diferenças e semelhanças), até
que se chegue à conclusão do gênero “crônica”.
Elaboração
de um quadro com as características do gênero crônica – narrativa curta, relata
algo do cotidiano, possui personagens comuns, uso da linguagem simples, abarca
uma descoberta no final do texto, etc.
Considerar
os motivos que levaram os alunos alevantarem hipóteses sobre a personagem em
questão, o assunto principal do texto e o porquê algumas foram confirmadas e
outras não.
Depois da Leitura
Dividir a
sala em grupos para que cada grupo apresente uma releitura da história com um
instrumento diferente, levando em conta o agrupamento dos alunos por
habilidades comuns, uma vez que será requisitado que recontem a história por
meio de:
-
Ilustrações;
-
Dramatização;
-
Contação compartilhada.
Depois
de concluída esta etapa, socialização de todos os grupos.
Dica
Uma vez
que este texto apresenta os vocábulos RITOS SAGRADOS, e por ser este um assunto
bastante comum nesta série/ano, que apresenta textos lendários, mitos, seria
oportuno levar os alunos a sala do Acessa Escola para que realizassem uma
pesquisa sobre os ritos sagrados que acontecem ao redor do mundo, uma vez que
enriqueceria para a melhor compreensão de textos que abrangem este assunto.
Profª Laura Maria Caldas Violin
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