SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TEXTO "PAUSA" DE MOACYR SCLIAR
Público-alvo: 6º ano
Tempo previsto: 6 aulas
1) Levantamento de
hipóteses sobre o título “Pausa”.
a) O que significa
“Pausa”?
b) Quais as situações
que te leva a dar uma “Pausa”?
c) O que te leva a
imaginar um texto com esse título?
d) Fragmentos do filme
“Click” no Datashow, para exemplificar o que vem a ser “Pausa”.
2) Leitura silenciosa
e oral do texto.
a) Explorar o
vocabulário com o uso do dicionário. Exemplos de palavras: tripé, cenho,
carcomido, esvaindo-se etc.
3) Características do
gênero conto.
a) Explorar os
elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço, narrador, foco narrativo,
clímax, enredo e desfecho.
b) Explorar marcadores
de espaço e tempo (verbos-advérbios)
4) Pesquisa em grupo,
na SAI, sobre vida e obra do autor.
5) Apresentar o texto
“Espelho no cofre” (conto árabe) e questionar o aluno sobre a relação existente
entre os textos (mesma temática).
6) Produção de uma
história em quadrinhos com o título “Pausa” (o que eles fazem num momento de
“Pausa”).
7) Mostrar que o 23º
parágrafo do texto “Pausa” é um exemplo de intertexto da obra de Machado de
Assis “Memórias Póstumas de Brás Cuba”.
Habilidade de leitura:
· Esclarecimento de
palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta a dicionário.
· Identificar
referências a outros textos, buscando informações adicionais se necessário.