domingo, 16 de junho de 2013

Situação de aprendizagem texto "Pausa" de Moacyr Scliar.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TEXTO "PAUSA" DE MOACYR SCLIAR
Público-alvo: 6º ano
Tempo previsto: 6 aulas
1)    Levantamento de hipóteses sobre o título “Pausa”.
a)    O que significa “Pausa”?
b)    Quais as situações que te leva a dar uma “Pausa”?
c)     O que te leva a imaginar um texto com esse título?
d)    Fragmentos do filme “Click” no Datashow, para exemplificar o que vem a ser “Pausa”.

2)    Leitura silenciosa e oral do texto.
a)    Explorar o vocabulário com o uso do dicionário. Exemplos de palavras: tripé, cenho, carcomido, esvaindo-se etc.

3)    Características do gênero conto.
a)    Explorar os elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço, narrador, foco narrativo, clímax, enredo e desfecho.
b)    Explorar marcadores de espaço e tempo (verbos-advérbios)

4)    Pesquisa em grupo, na SAI, sobre vida e obra do autor.

5)    Apresentar o texto “Espelho no cofre” (conto árabe) e questionar o aluno sobre a relação existente entre os textos (mesma temática).

6)    Produção de uma história em quadrinhos com o título “Pausa” (o que eles fazem num momento de “Pausa”).

7)    Mostrar que o 23º parágrafo do texto “Pausa” é um exemplo de intertexto da obra de Machado de Assis “Memórias Póstumas de Brás Cuba”.

     Habilidade de leitura:
·       Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta a dicionário.

·       Identificar referências a outros textos, buscando informações adicionais se necessário.
Situação de Aprendizagem

AVESTRUZ – Mário Prata

Público Alvo – 6º ano – Ensino Fundamental

Objetivos – Reconhecer características do gênero “crônica narrativa”; Comparar narrativas em diferentes gêneros; Identificar crônicas narrativas entre outros gêneros narrativos; ouvir textos narrativos; produzir uma crônica.

Tempo previsto: 4 aulas

Etapa I – Levantamento de hipóteses:

· Pesquisar na sala de informática sobre o animal e sobre o autor;
   Vídeo muito descontraído com o autor:  http://www.youtube.com/watch?v=oYucg0hW7d0 
   Texto "Avestruz" disponível em: www.marioprataonline.com.br.

· Aula de Português: Roda de conversas sobre o tema;

· Aula de Ciências: o professor trabalharia o habitat, alimentação, reprodução, utilidade, etc do animal;

· Aula de Matemática: o professor trabalharia as unidades de medida (desse animal) com os alunos ( quanto pesa, tamanho, etc).

Etapa II – Interpretação oral e escrita do texto Avestruz.

Etapa III – Sistematização na lousa das características do gênero Narrativa.
   Texto de apoio sobre o gênero disponível em -  http://www.brasilescola.com/literatura/genero-narrativo.htm

· Leitura de outros textos com características narrativas como: poema, música, notícia.

Etapa IV
 Avaliação - Os alunos produzirão uma crônica falando sobre seu animalzinho de estimação.