domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

AVESTRUZ – Mário Prata

Público Alvo – 6º ano – Ensino Fundamental

Objetivos – Reconhecer características do gênero “crônica narrativa”; Comparar narrativas em diferentes gêneros; Identificar crônicas narrativas entre outros gêneros narrativos; ouvir textos narrativos; produzir uma crônica.

Tempo previsto: 4 aulas

Etapa I – Levantamento de hipóteses:

· Pesquisar na sala de informática sobre o animal e sobre o autor;
   Vídeo muito descontraído com o autor:  http://www.youtube.com/watch?v=oYucg0hW7d0 
   Texto "Avestruz" disponível em: www.marioprataonline.com.br.

· Aula de Português: Roda de conversas sobre o tema;

· Aula de Ciências: o professor trabalharia o habitat, alimentação, reprodução, utilidade, etc do animal;

· Aula de Matemática: o professor trabalharia as unidades de medida (desse animal) com os alunos ( quanto pesa, tamanho, etc).

Etapa II – Interpretação oral e escrita do texto Avestruz.

Etapa III – Sistematização na lousa das características do gênero Narrativa.
   Texto de apoio sobre o gênero disponível em -  http://www.brasilescola.com/literatura/genero-narrativo.htm

· Leitura de outros textos com características narrativas como: poema, música, notícia.

Etapa IV
 Avaliação - Os alunos produzirão uma crônica falando sobre seu animalzinho de estimação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário