Situação de Aprendizagem
Público Alvo – 6º ano – Ensino Fundamental
Objetivos – Reconhecer características do gênero “crônica narrativa”; Comparar narrativas em diferentes gêneros; Identificar crônicas narrativas entre outros gêneros narrativos; ouvir textos narrativos; produzir uma crônica.
Tempo previsto: 4 aulas
Etapa I – Levantamento de hipóteses:
· Pesquisar na sala de informática sobre o animal e sobre o autor;
Vídeo muito descontraído com o autor: http://www.youtube.com/watch?v=oYucg0hW7d0
Texto "Avestruz" disponível em: www.marioprataonline.com.br.
· Aula de Português: Roda de conversas sobre o tema;
· Aula de Ciências: o professor trabalharia o habitat, alimentação, reprodução, utilidade, etc do animal;
· Aula de Matemática: o professor trabalharia as unidades de medida (desse animal) com os alunos ( quanto pesa, tamanho, etc).
Etapa II – Interpretação oral e escrita do texto Avestruz.
Etapa III – Sistematização na lousa das características do gênero Narrativa.
Texto de apoio sobre o gênero disponível em - http://www.brasilescola.com/literatura/genero-narrativo.htm
· Leitura de outros textos com características narrativas como: poema, música, notícia.
Etapa IV
Avaliação - Os alunos produzirão uma crônica falando sobre seu animalzinho de estimação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário