Situação de aprendizagem para 5ª série /6º ano
Tempo previsto
|
Cinco a oito aulas
|
Conteúdos e temas
|
Estudo de crônica; inferências;
elementos da narrativa; levantamento de informações implícitas e explicitas
para criação de perfil de personagem; características de diversos gêneros
textuais narrativos.
|
Competências e habilidades
|
Reconhecer elemntos da
narrativa; produzir releitura para o texto; analisar, após leitura, as pistas
lingüísticas dotexto.
|
Estratégias
|
Leitura colaborativa;
comparação entre as características de diversos gêneros textuais narrativos;
|
Recursos
|
Texto; aparelho multimídia;
dicionário de língua portuguesa; livro.
|
Avaliação
|
Recontação de narrativa –
crônica por meios diversificados: ilustração, dramatizações, contação
compartilhada.
|
Texto “No aeroporto” – Carlos Drummond de Andrade
Momento Inicial
Todos os
alunos já terão o texto no Caderno do Aluno, sendo assim a partir do título do
texto, os educandos, seriam questionados acerca de um aeroporto:
-Quais são as práticas exercidas
neste lugar?
- Qual a acessibilidade deste
espaço?
- Quem já foi até um?
- O que sabem sobre esse lugar?
Depois
deste primeiro momento de sondagem, apresentar aos alunos vídeos ou imagens
deste ambiente e ainda, indagá-los sobre qual será o assunto abordado neste
texto, levando em conta seu título.
O
professor também deveria apresentar aos alunos o livro no qual o texto foi
publicado (desde que possível), enfatizando a idéia de se considerar o suporte
textual e abarcando inferências sobre o que pensam sobre um livro que se chama
“Poesia completa e prosa”. Seria válido nesta ocasião apresentar aos alunos o
escritor do texto.
A
partir do formato estético do texto caberia ao educador levantar hipóteses
sobre o gênero do texto - crônica, levando em conta sua tipologia narrativa,
para tanto seriam elencadas, na lousa, as possibilidades de gêneros
apresentadas pelos alunos.
Como
último passo do momento inicial, seria explicado aos alunos que o objetivo da
leitura do texto é ampliar o conhecimento dos textos narrativos e dos elementos
que compõem textos desta tipologia textual.
Momento de Desenvolvimento da Leitura
O
educador dará início à leitura colaborativa do texto em estudo, sendo que após
a leitura do primeiro parágrafo será enfatizada essa “conversa de gestos e
expressões” realizada pelo Pedro – personagem principal – o que proporcionará a
dedução de quem é essa personagem, e ainda, a explanação de que o autor fala da
linguagem corporal e facial neste trecho, bastante usada por todos nós.
Ao
longo da leitura propõem-se pausas nos momentos em o professor julgar
pertinente, para que sejam oferecidos momentos de em que sejam socializadas
palavras não conhecida e juntos os alunos possam inferir sobre o significado
até que se chegue a significação exata, se necessário usar o dicionário, sendo
que o educador deve mediar esta construção coletiva. Vale destacar que nestes
momentos de pausa é de fundamental importância indagá-los sobre quem será este
hóspede, levando em conta todas as características que vão sendo apresentadas
ao transcorrer do texto.
Próximo
a leitura do último parágrafo é válido elencar com os discentes as
palavras-chaves que conduzam a descoberta desta personagem enigmática e também,
neste instante dar relevo as pistas lingüísticas que ofereçam a oportunidade de
construir o sentido global do texto.
Momento de Verificação
Identificação
dos elementos da narrativa que compõem o texto.
Relembrar
a lista que foi escrita sobre os possíveis gêneros do texto, destacando as
características dos elencados e as que estão presentes no texto em estudo, ou
seja, comparando os gêneros (levantamento das diferenças e semelhanças), até
que se chegue à conclusão do gênero “crônica”.
Elaboração
de um quadro com as características do gênero crônica – narrativa curta, relata
algo do cotidiano, possui personagens comuns, uso da linguagem simples, abarca
uma descoberta no final do texto, etc.
Considerar
os motivos que levaram os alunos alevantarem hipóteses sobre a personagem em
questão, o assunto principal do texto e o porquê algumas foram confirmadas e
outras não.
Depois da Leitura
Dividir a
sala em grupos para que cada grupo apresente uma releitura da história com um
instrumento diferente, levando em conta o agrupamento dos alunos por
habilidades comuns, uma vez que será requisitado que recontem a história por
meio de:
-
Ilustrações;
-
Dramatização;
-
Contação compartilhada.
Depois
de concluída esta etapa, socialização de todos os grupos.
Dica
Uma vez
que este texto apresenta os vocábulos RITOS SAGRADOS, e por ser este um assunto
bastante comum nesta série/ano, que apresenta textos lendários, mitos, seria
oportuno levar os alunos a sala do Acessa Escola para que realizassem uma
pesquisa sobre os ritos sagrados que acontecem ao redor do mundo, uma vez que
enriqueceria para a melhor compreensão de textos que abrangem este assunto.
Profª Laura Maria Caldas Violin
Nenhum comentário:
Postar um comentário